Professores participam de capacitação sobre combate ao Aedes

Mais de 800 professores da rede municipal de ensino participaram, nesta segunda-feira (21), de uma palestra sobre educação ambiental em ambiente urbano, no auditório da Universidade Paulista (Unip). A atividade, além de integrar a programação de formações do Núcleo de Educação Socioambiental da Secretaria de Educação, vem ao encontro dos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti, criado no fim do ano passado pelo prefeito Pedro Bigardi e que reúne representantes de diversas secretarias do Poder Executivo local.

Atividade faz parte das ações do Comitê Municipal de combate ao Aedes

Ministrada pela biomédica da Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, Ana Lúcia de Castro Silva, a palestra reforçou a importância dos cuidados com o meio ambiente e das medidas preventivas contra doenças, especialmente as causadas pelo Aedes aegypti: dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Ana Lúcia, da Zoonoses, falou sobre importância de orientar os alunos

“O objetivo principal é mostrar as consequências da urbanização desordenada, o aparecimento de animais sinantrópicos, como morcegos e escorpiões, entre outros, e como isso contribui para o aparecimento de doenças. A partir do que está sendo abordado, os professores vão poder desenvolver ações com os alunos e com a comunidade”, explica a supervisora do Núcleo de Educação Socioambiental, Claudete Formis.

A formação continua nesta terça-feira (22), com cerca de 1 mil professores. “Com essa capacitação, estamos formando mais multiplicadores para levar orientações para a sociedade. É fundamental que, neste momento, as escolas façam atividades com as crianças, principalmente em relação ao mosquito Aedes aegypti. Somente mobilizando todos os setores, conseguiremos diminuir a infestação do mosquito”, acrescenta Ana Lúcia.

Na terça-feira (29), será a vez dos diretores. Eles participam, no Complexo Argos, de um evento para socialização dos trabalhos realizados nas escolas municipais para o combate ao Aedes.

Roberta de Sá
Fotos: Cleber de Almeida