Futuros guardas municipais entram na guerra contra a dengue

Alunos do curso de Formação da Guarda Municipal aderiram à campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. O grupo participou, nesta sexta-feira (29), da “Operação Faxina”, responsável pela limpeza geral das áreas da sede da corporação, na Avenida União dos Ferroviários, região central da cidade.

A atividade ocorreu um dia depois da divulgação oficial da tradicional campanha “Dengue, Aqui Não!”, parceria da Prefeitura com o 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), confirmada pelo Comitê Municipal para o Controle do Mosquito Aedes aegypti para a quinta-feira (11) de fevereiro.

Grupo de alunos durante atividade na sede da Guarda Muncipal de Jundiaí

Grupo de alunos durante atividade na sede da Guarda Municipal de Jundiaí

A atividade faz parte de ações permanentes de combate e controle do mosquito, vetor transmissor da dengue, realizadas pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses. A “Operação Faxina” da GM teve como foco encontrar e eliminar pontos propícios que poderiam originar criadouros do mosquito.

“Além das atividades, a ação dos alunos também objetiva demonstrar aos futuros guardas a necessidade de manutenção diária do próprio público, estendendo-se às viaturas, armamento e outros equipamentos”, explica o coordenador do Curso de Formação e Instrução, Dênis Berni.

“Todo o perímetro onde está instalada a Guarda é fechado com controle de acesso por portaria e sentinela, além de monitoramento de presença. Funciona de forma ininterrupta”, comenta o comandante da GM, José Roberto Ferraz.

O material inservível coletado durante a operação desta sexta-feira (29) foi encaminhado ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), da Secretaria de Serviços Públicos.

Algumas áreas irregulares foram reparadas. Toda a ação foi supervisionada pelo subinspetor Dênis Berni pelo Inspetor Cláudio Ferigato, responsável pela setor Administrativo da GM.

Luciano Guerino
Foto: Fotógrafos PMJ